Antonio Gramsci – apresentação

antonio gramsci the days of prison
Gramsci teve a perspicácia de perceber que na Itália, como em outros países que passavam pelo processo de industrialização, não haveria a vitória da luta armada, com a resultante tomada do poder pelos socialistas, como ocorreu na Rússia czarista. A partir dessa percepção, estabeleceu nova estratégia: a guerra de posiçõesrevolução passiva – guerra ideológica e de convencimento.

É extremamente difícil para este autor apresentar ao leitor uma pessoa que ele próprio não conhece. Mas é isto o que fazemos agora: apresentamos Antonio Gramsci (1891-1937), um dos autores marxistas mais polêmicos, e talvez o mais influente no Brasil e nos movimentos de esquerda contemporâneos, em virtude da engenhosa estratégia de poder a ele atribuída. Alertamos para que não caiamos no limitação do raciocínio maniqueísta: bem e mal, Deus e o Diabo. Gramsci não era mal. Nem bom. Transcende tais conceitos. Ele próprio era um intelectual orgânico da classe trabalhadora: fato! Estamos agora iniciando um estudo em conjunto: autor e leitor. Antes, porém, recomendamos a leitura do artigo A Alienação da Esquerda Petista.

Leia maisAntonio Gramsci – apresentação

Francisco Figueira, presidente do SINTRAIMA, é pré-candidato a deputado estadual

Francisco do SINTRAIMA é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB com a bandeira do servidor público de Roraima.

Nascido em Boa Vista/RR, tem 40 anos de idade. Filho de Francisco das Chagas da Silva Figueira (Chicão)  e Maria Francisca Pereira Figueira (Suzana). Pai de duas filhas, servidor público desde 1999 e concursado desde 2004, é graduado em Processos Gerenciais e está concluindo o curso de Ciências Contábeis. Em 2010 começou a militância sindical, e em junho de 2014 assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima – SINTRAIMA, após uma disputa acirrada com a antiga presidência. Francisco Figueira (Francisco do SINTRAIMA) é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro.

Leia maisFrancisco Figueira, presidente do SINTRAIMA, é pré-candidato a deputado estadual

Paulo Thadeu Neves lança livro Recortes: Crônicas e Reflexões

Recortes: Crônicas e Reflexões, tem como capa o desenho Releitura, de Vinícius Luge – pintado em aquarela -, e charges do artista plástico Renato José.

O jornalista, radialista, professor de Filosofia e ativista político Paulo Thadeu Neves lançará o livro Recortes: Crônicas e Reflexões, com previsão para o próximo dia 25 de julho. É uma coletânea de 31 artigos selecionados, publicados ao longo dos anos, a maioria na revista Somos, da Federação do Comércio do Estado de Roraima, no jornal Monte Roraima, e nas redes sociais.

O autor explica que os três primeiros artigos versam sobre sua militância no movimento estudantil roraimense, que começou ainda no governo Getúlio Cruz (1985-1987).

Apesar da declaração, Paulo Thadeu nos brinda, ao final desta matéria, com o primeiro artigo do livro, que narra a “reorganização”, nas suas palavras, do Centro Cívico Escolar – CCE, da Escola General Penha Brasil, quando cursava a antiga 5ª série do 1° Grau, ano de 1984 – governo do General Arídio. E de quebra nos dá um retrospecto da história recente de Roraima, lembrando todos os governadores militares do antigo Território Federal. 

Leia maisPaulo Thadeu Neves lança livro Recortes: Crônicas e Reflexões

Gloria Álvarez, cientista política da Guatemala, se destaca por um discurso que contunde pela lucidez e objetividade contra o socialismo do século XXI

Gloria Álvares é uma cientista política guatemalteca de ascendência cubana e húngara, crítica do socialismo do século XXI e defensora da economia de mercado. Este discurso foi proferido em abril deste ano, no Parlamento da União Europeia. A palestrante aborda a questão da esquerda na América Latina e o Fórum de São Paulo, especificamente.

Ela também já foi entrevistada no programa Roda Viva da TV Cultura, em novembro de 2015.

Copa da Rússia – Oitavas de final – Quarto dia

Por Sérgio Murilo

 

SUÉCIA 1 X 0 SUÍÇA

Forsberg comemora o seu gol, que deu a classificação para a Suécia. Foto: Lee Smith/Reuters

Leia maisCopa da Rússia – Oitavas de final – Quarto dia

Copa da Rússia – Oitavas de final – Terceiro dia

Por Sérgio Murilo

 

BRASIL 2 X 0 MÉXICO

Neymar comemora após marcar gol sobre o México, em partida válida pela Copa das Confederações - 19/06/2013
Neymar comemora: Brasil nas quartas!!

Leia maisCopa da Rússia – Oitavas de final – Terceiro dia

Copa da Rússia – Oitavas de final – Segundo dia

Por Sérgio Murilo

 

ESPANHA 1 (4) X 1 (5) RÚSSIA

Moscou? Pênaltis, adeus da Espanha e consagração de goleiros no dia #18 da Copa
Akinfeev foi o destaque da Rússia. Foto: GloboEsporte.com

Leia maisCopa da Rússia – Oitavas de final – Segundo dia

Copa da Rússia – Oitavas de final

Por Sérgio Murilo

 

FRANÇA 4 X 3 ARGENTINA

França Argentina eliminada Copa Mbappe
Mbappé foi o carrasco que degolou a Argentina. Foto: El País/ALEXANDER HASSENSTEIN GETTY IMAGES

Leia maisCopa da Rússia – Oitavas de final