Nono dia da Copa do Mundo da Rússia

Por Sérgio Murilo

 

BRASIL 2 X 0 COSTA RICA

Philippe Coutinho fez o primeiro gol contra a Costa Rica e o seu segundo na Copa, assumindo a artilharia da Seleção. Foto: FIFA/Divulgação

Aquele jogo que parecia fácil e resolvido, tornou-se um tormento para os brasileiros. A seleção do Brasil começou, claramente, muito nervosa, errando muitos passes e deixando a Costa Rica gostar do jogo, levando susto para a zaga. O Brasil atacava de modo desordenado. Depois dos 30 minutos voltou a dominar bem o jogo e conseguiu perder boas chances. Assim terminou o primeiro tempo: cheio de erros.

Na segunda etapa, os brasileiros voltaram resolvidos a vencer e fizeram uma blitz na zaga costarriquenha, que se fechava tentando um empate glorioso. O Brasil perdeu várias chances de gol e parava nas ótimas defesas do excelente goleiro Navas. O técnico Tite, sentindo o cheiro de um resultado péssimo, tirou William e colocou Douglas Costa, que entrou bem no jogo, trazendo boas possibilidades para o Brasil. Logo depois, sem ver resultado traduzido em gol, trocou o meia Paulinho pelo atacante Firmino. Virou ataque versus defesa e, a partir daí, a Costa Rica nada mais fez.

 

Resultado de imagem para brasil e costa rica
No segundo jogo e após receber um cartão amarelo, Neymar desencantou e marcou um gol na Copa da Rússia. Foto: Lee Smith/Reuters.

Já o Brasil tanto insistiu que, aos 45 minutos, marcou o tão sonhado gol com um toque de bico de Philippe Coutinho. Três minutos depois Neymar marca o seu, depois de boa jogada pela direita. Fim de jogo e Neymar, de joelhos, chorava tentando descarregar toda a pressão que o envolvia.

Destaque do jogo: Douglas Costa

NIGÉRIA 2 X 0 ISLÂNDIA

Mark Ralston/AFP
Ahmed Musa fez os dois gols da Nigéria e garantiu o destaque na rodada. Imagem: Mark Ralston/AFP

A surpreendente Islândia entrou em campo para fazer história, depois de ter empatado com a Argentina na primeira rodada. A Nigéria, por sua vez, começou o jogo com muita vontade e partiu pra cima do adversário. O jogo, na primeira etapa, foi marcado por um baixo nível técnico. A Islândia jogava com bolas altas e a Nigéria tentava através dos toques rápidos, mas quase sempre sem sequência.
Na segunda fase do jogo os nigerianos voltaram mais concentrados e decididos. Aos 2 minutos o nigeriano Musa marcou o 1º gol – por sinal, um golaço! A Islândia não mudou seu método, atacando através de lançamentos, mas paravam na boa marcação da zaga nigeriana. Musa, o melhor em campo, aos 29 minutos marcou o seu segundo e deixou os africanos mais à vontade em campo. Esse fato fez com que a Islândia tentasse com contra ataques, conseguindo, assim, um pênalti a seu favor. Gylfi Sigurdsson foi para a bola e isolou, perdendo a chance de chegar mais perto de uma reação. Os africanos pegarão a equipe da Argentina, jogo que definirá quem irá para as oitavas de finais.

Destaque da partida: O jogador Musa.

SÉRVIA 1 X 2 SUÍÇA

Game feed photo
Num jogo bastante burocrático, a Suíça bateu a Sérvia

Os sérvios abriram o placar logo aos 4 minutos do primeiro tempo, deixando a impressão de gerir um placar elástico. SQN! Logo após o gol de Mitrovic, a Suíça tomou conta do jogo e chegou a perder algumas boas chances de empatar. Aos 29, quem perdeu foi a Sérvia. Logo depois a Suíça voltou a perder oportunidade. Assim terminou o primeiro tempo.
Na segunda etapa, os suíços voltaram bem melhor e com um golaço de Xhaka, que ficou com a sobra de bola depois de um chute de Shaqiri: emendou com força de fora da área, fazendo curva para empatar a partida. O jogo continuou burocrático e sonolento.

Quando todos pensavam num empate, aos 44 minutos os suíços alcançaram a virada: Shaqiri recebeu lançamento longo de Xhaka, invadiu a área e completou na saída de Stojkovic, antes de correr para o abraço.

Destaque do dia: o técnico Tite, que fez mexidas importantes para a vitória da seleção brasileira.


Curiosidades da Copa:

🔹Noites brancas
O fenômeno das “noites brancas”, que consiste na curta duração das noites nos países mais próximos dos círculos polares perto do solstício de verão, é perceptível na Copa do Mundo, especialmente em São Petersburgo, onde a falta da luz solar é de apenas três horas neste início de competição.

Inglaterra, Costa Rica, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Croácia, que têm seus locais de concentração nos arredores da antiga capital imperial, se acostumaram a isso. “Temos boas cortinas, não é um problema”, garantiu o atacante croata Mario Mandzukic. Talvez seja mais complicado para as equipes que chegam à cidade para disputar apenas um jogo. Thiago Silva admitiu que os brasileiros haviam estranhado a situação. “É um pouco difícil, não estamos acostumados”, admitiu o zagueiro.

Amanhã, 10º dia de Copa do Mundo da Rússia 2018, teremos:

Bélgica X Tunísia – 8h
Coreia do Sul X México – 11h
Alemanha X Suécia – 14h
(Horário de Boa Vista)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.