Décimo quarto dia da Copa da Rússia

Por Sérgio Murilo

 

MÉXICO 0 X 3 SUÉCIA

HECTOR RETAMAL / AFP
Os suecos comemoram a goleada sobre o México. Foto: HECTOR RETAMAL / AFP

Precisando de um bom resultado para evitar a eliminação, a Suécia partiu para cima do México logo no primeiro minuto de jogo. Rapidamente, Larsson cobrou falta para área, Berg conseguiu cabecear para o meio e, dentro da pequena área, Granqvist acabou furando uma excelente oportunidade dos suecos. Pressionados em campo, os mexicanos responderam aos 16 minutos. Em saída de bola errada dos adversários europeus, Lozano, um dos destaques da Copa do Mundo, deu belo passe para Carlos Vela, que acertou um belo chute, passando muito perto da trave do goleiro Olsen. Logo em seguida, Forsberg apareceu livre na área e perdeu uma excelente oportunidade para a Suécia. Assim foi o primeiro tempo.

No segundo tempo, os suecos mantiveram o ritmo e finalmente chegaram  ao gol. Logo aos quatro minutos,  Claesson furou o chute na marca do pênalti e a bola sobrou para Augustinsson, que acertou um belo chute para abrir o marcador a favor da Suécia. Os suecos gostaram do jogo e partiram pra cima. Os mexicanos tentavam com certa timidez e esbarravam na boa marcação sueca. Com o gol, os suecos não perderam tempo e ficaram ainda mais confiantes para conseguir a classificação. Em belo contra-ataque, Berg sofreu pênalti de Moreno após o jogador mexicano tentar tirar a bola com um carrinho. Na cobrança, o zagueiro Granqvist acertou belo chute, ampliou o marcador e fez seu segundo gol na Copa do Mundo. Totalmente desanimados, os mexicanos ainda viram o zagueiro Edson Álvarez se atrapalhar após cobrança de lateral e mandar para a própria meta, ampliando para a Suécia.

COREIA DO SUL 2 X 1 ALEMANHA

Alemanha vexame Copa Coreia
A Coreia do Sul já entrou para a história das copas eliminando a alemanha ainda da fase de grupos. Foto: PILAR OLIVARES/REUTERS

A Coreia do Sul não deu brechas para a seleção alemã no primeiro tempo. Extremamente obedientes na parte tática, os sul-coreanos dificultaram a vida dos rivais na busca por espaço e só permitiram que eles chegassem ao gol pela primeira vez na partida graças à uma falha própria. Aos 13 minutos, Kim saiu jogando errado e deu a bola de presenta para Reus. O meia do Borussia Dortmund acionou Leon Goretzka pela direita, que, por sua vez, tentou o cruzamento para Timo Werner, livre na esquerda. A defesa asiática, porém, conseguiu se recompor na jogada e travou o passe, mandando para escanteio. Com o time todo no campo defensivo e deixando Son, estrela da equipe, sozinho no ataque, a Coreia do Sul chegou poucas vezes ao gol de Manuel Neuer nos 45 minutos iniciais, mas quando chegou, levou perigo.

Já na etapa complementar a Alemanha não demorou para mostrar eficiência. Logo aos dois minutos, Kimmich cruzou na medida para Goretzka, livre na área. O meia subiu sozinho e cabeceou firme, no canto direito do goleiro sul-coreano, que voou para fazer uma defesa espetacular e evitar o gol dos atuais campeões mundiais. Depois, aos cinco, foi a vez de os alemães chegarem pela esquerda com Ozil, que acionou Timo Werner dentro da área e viu o atacante pegar de primeira, tirando tinta da trave direita de Jo Hyeon-Woo.

Com a Alemanha praticamente inteira no campo ofensivo, a Coreia do Sul sabiamente apostou na velocidade de seus jogadores para surpreender os adversários no contra-ataque. Aos 20 minutos, Moon recebeu livre na entrada da área, porém, ao invés de bater, tentou mais um corte para clarear ainda mais a jogada e acabou desarmado. Aos 32 minutos foi a  vez de Son mandar rente à trave direita de Neuer, levando a torcida asiática à loucura em Kazan. A Alemanha tentava e ao mesmo tempo sofria com as investidas asiáticas.

Já nos acréscimos, a Coreia do Sul conseguiu abrir o placar com Gwon, que aproveitou a sobra da cobrança de escanteio para balançar as redes e acabar com qualquer esperança que a Alemanha tinha de evitar sua campanha vexatória no Mundial da Rússia. Como se não bastasse, o time asiático ainda ampliou com Son, que aproveitou a ausência de Manuel Neuer no gol para receber lançamento livre e apenas empurrar para o fundo das redes.

SUÍÇA 1 X 1 COSTA RICA

Jogadores suíços comemoram o avanço para as oitavas de final. Foto: Martin Bernetti/AFP

Quem achou que a Suíça teria vida fácil contra a eliminada Costa Rica se enganou redondamente. Até aos 30 minuto do primeiro tempo, a Costa Rica bombardeou a defesa suíça, porém, sem sucesso. Logo depois os suíços marcaram e deixaram o jogo mais tranquilo pra eles.

Na segunda etapa, a Costa Rica tentou até o empate. Logo em seguida a Suíça fez o segundo, tomando frente do placar. Os minutos finais da partida foram conturbados. Aos 45 do segundo tempo, o árbitro francês Clement Turpin anulou um suposto pênalti de Rodriguez sobre Bryan Ruiz, mas apitou a penalidade máxima em seguida, aos 46, quando Zakaria derrubou Campbell. Daí veio o empate.

SÉRVIA 0 X 2 BRASIL

Ao vivo: Brasil 1 x 0 Sérvia pela Copa 2018
O toque de Paulinho cobre o arqueiro sérvio.

O Brasil entrou em campo bem mais tranquilo e confiante. Botou a bola no chão e dominou a primeira etapa. Teve chances e não sofria contra ataques. O primeiro gol veio aos 35 do primeiro tempo. Coutinho lançou e Paulinho invadiu a área sozinho e, de biquinho, tocou por cima do goleiro sérvio. A Sérvia perdendo e necessitando da vitória, arriscou mais e fez com que o Brasil criasse mais oportunidades. Assim terminou o 1º tempo. Na etapa final o Brasil continuou mandando no jogo, até com certa facilidade e criando boas oportunidades. A Sérvia levou perigo ao gol brasileiro, uma única vez. O segundo do Brasil foi aos 22 minutos do segundo tempo, com Thiago Silva de cabeça, após cobrança de escanteio de Neymar. A seleção brasileira teve novas chances, porém, sem sucesso.

Destaque do dia:

🔹A seleção da Coreia do Sul que eliminou a Alemanha.


Amanhã, 15º dia de Copa do Mundo da Rússia 2018, teremos:

Senegal X Colômbia – 10h
Japão X Polônia – 10h
Panamá X Tunísia – 14h
Inglaterra x Bélgica – 14h
(Horário de Boa Vista)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.