Petrópolis – um museu a céu aberto

Petrópolis – Cidade Imperial ou Cidade de Pedro – é uma cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Assim como a própria cidade do Rio de Janeiro, é um museu aberto. Pedro II concretizou o sonho do seu pai e, em 16 de março de 1843, assinou um decreto imperial determinando o assentamento de uma povoação na Imperial Fazenda do Córrego, assim como a construção do Palácio de Verão, cuja pedra fundamental ele próprio assentou em 1845, sendo concluído em 1847.

Com isto, durante o verão fluminense, a capital do Império transferia-se para Petrópolis, que em 1857 foi elevada ao status de cidade. O Palácio de Verão hoje abriga o Museu Imperial, para onde foi transferida a maior parte do acervo da Família Imperial brasileira, incluindo a coroa de D. Pedro II. Nesta página compartilhamos fotos tiradas por este autor em 30 de outubro de 2009. No interior do Museu Imperial é proibido fazer fotografias – o que lamentamos.

Inúmeras outras atrações arquitetônicas e históricas marcam esta magnífica cidade, como o Museu Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal, a Casa do Barão de Mauá, o Ateneu e a Catedral de São Pedro de Alcântara, onde estão sepultados D. Pedro II, a imperatriz Tereza Cristina e filhos.

A cidade

Palácio Sérgio Fadel, onde funcionou o colégio O Ateneu, na década de 1970 – nada a ver com o romance de Raul Pompeia. Hoje sedia a Prefeitura de Petrópolis
Universidade Católica de Petrópolis. À frente o Relógio de Flores
Casa do Barão de Mauá
Solar Dom Afonso: em estilo neoclássico de 1875, hoje é um conceituado hotel. 
Palácio Rio Negro: edificação de 1889. Desde 1903 pertence ao Governo Federal e abrigou vários presidentes, inclusive Fernando Henrique Cardoso e Lula

Museu Imperial

Fachada do Palácio Imperial, ou Palácio de Verão, que abriga o Museu Imperial
Cavalariça

Palácio de Cristal

Casa da Princesa Isabel

Catedral de São Pedro de Alcântara

Museu Casa de Santos Dumont