Primeiro dia da Copa da Rússia de Futebol

Por Sérgio Murilo

Deu-se início ontem a Copa do Mundo na Rússia 2018. Um evento que movimenta uma grande parte da população brasileira e mundial e, apesar de todos os problemas que acometem o nosso país e o mundo, ainda podemos mergulhar em momentos de felicidade e tristeza. Que seja um instante de celebrarmos a construção de um novo mundo, galgados no respeito ao próximo. Que seja uma Copa de jogo limpo, superação, resiliência, dribles, gols, sorrisos e lágrimas e, porque não dizer, que seja a Copa do HEXA para o Brasil!
A abertura aconteceu no Estádio Luzhniki, em Moscou, e teve como protagonistas o cantor britânico Robbie Wilhams e a soprano russa Aida Garifullina. Tivemos, ainda, a participação do brasileiro Ronaldo Nazário que entrou em campo de mãos dadas com um menino e a sua bola, um personagem representando o sonho da maioria dos pequenos: ser jogador de futebol. Ambos se encontraram com o mascote da Copa, o lobo Zabivaka.
O presidente russo, Vladimir Putin, fez o discurso de abertura e deixou o seu recado de um modo pacifista, dando importância maior ao futebol como ferramenta de união dos povos.
Uma abertura singela, porém, muito bonita. Com um colorido não muito comum aos padrões russos, mas carregado de frieza, confirmando a frialdade muito comum na história da sociedade russa.


1º JOGO:
RÚSSIA X ARÁBIA SAUDITA

Após a solenidade de abertura, tivemos o primeiro jogo com a participação do time anfitrião: a seleção da Rússia contra a fraca Arábia Saudita. Uma plateia quase unânime, obviamente, onde os russos mostraram que se depender da sua torcida, podem ir longe.
O jogo começou morno, deixando a torcida apreensiva, pois os anfitriões não comemoravam uma vitória há 7 partidas. A equipe foi bastante criticada pela imprensa local e com muita dubiedade por parte de seus torcedores. No entanto, o adversário com um futebol fraco e de pouca objetividade cooperou para a construção de um placar elástico. O time russo dominou toda a partida e aproveitou bem a fragilidade da defesa árabe e logo aos 11 minutos marcou o 1º gol, depois de uma cabeçada certeira. O segundo gol veio de um contra-ataque com a finalização perfeita, após um drible desconcertante do meia-atacante Cheryshev. Os russos deixaram o 3º no placar e a seleção fechou com mais dois gols nos acréscimos.
Após o jogo a interrogação ficou no ar: esse placar reflete uma possível boa campanha dos russos em seu território? Em uma chave que temos ainda Uruguai e Egito, posso afirmar que a chance de chegar nas oitavas é muito grande.
Hoje, segundo dia de Copa, teremos:
Egito x Uruguai – 8h
Marrocos x Irã – 11h
Portugal x Espanha – 14h
(Horários de Boa Vista)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.