Décimo segundo dia da Copa do Mundo da Rússia

Por Sérgio Murilo

 

EGITO 1 X 2 ARÁBIA SAUDITA

Embora desclassificados, o confronto árabe mostrou garra de ambos os lados.

Com ambas as seleções eliminadas, o clima de abatimento que se evidenciava no início do jogo durou pouco.  Sem nada a perder, os dois times jogaram sem tanta preocupação na marcação e em busca de gols para se despedir do torneio com um triunfo. O Egito foi visivelmente superior no primeiro tempo. Teve quatro oportunidades claras de marcar e, aos 22 minutos, numa bobeira da zaga Saudita, Salah marcou o primeiro para o Egito.

Os gols perdidos – um, inclusive, de Salah, que deu cavadinha para fora na frente do goleiro – fizeram falta aos egípcios, que foram castigados no final da primeira etapa: aos 38, o juiz deu pênalti após a bola bater no braço de Fathi dentro da área. O jogador mais velho da história das Copas mostrou que não estava em campo apenas pelo recorde e defendeu a cobrança de Al-Muwallad. Aos 46, o árbitro viu um empurrão de Ali Gabr em Al-Dawsari e marcou novo pênalti a favor dos sauditas. Depois de muita conversa e consultar o arbitro de vídeo, o juiz colombiano Wilmar Roldan confirmou a penalidade muito duvidosa – o atacante parece se jogar no lance. Desta vez, Al-Faraj bateu com precisão e El Hadary nada pode fazer para evitar o empate.

No etapa final, as duas equipes continuavam a atacar e paravam na falta de uma técnica mais apurada. Assim foi durante todo o segundo tempo. Mas quando já se esperava um empate, o gol da virada que encerrou o longo jejum saudita foi marcado pelo atacante Al-Dawsari, aos 48 minutos, e foi um prêmio para a seleção saudita, que não se entregou após sair atrás no placar.

URUGUAI 3 X 0 RÚSSIA

Uruguai e Rússia se enfrentam pela última rodada da fase de Grupos da Copa, na Arena Samara.
O Uruguai não respeitou os anfitriões e deixou 3 bolas na rede russa.

O jogo começou lento e bem estudado pelas duas equipes. Logo aos 10 minutos, numa bobeira da zaga russa, Suárez deixou o dele fazendo 1 X 0 para os uruguaios. Com a vantagem no placar, o time uruguaio, detendo  maior qualidade técnica, começou a dominar o meio campo e a criar situações de perigo. A Rússia, por sua vez, teve que partir pra cima na tentativa de chegar ao empate, porém, esbarrava na falta de criatividade e no jogo burocrático. Com isso, a partida ficou ao feitio do Uruguai, que aos 23 minutos marcou o segundo, com um gol contra do russo Cheryshev. Para desespero da Rússia, o jogador Smolnikov, que já havia recebido um cartão amarelo, recebeu o segundo e, automaticamente, o cartão vermelho. O Uruguai, que já dominava o jogo, tomou conta de vez e a Rússia nada podia fazer, tentando se safar de uma goleada. Assim terminou o primeiro tempo.

No segundo tempo, os russos, mesmo com um jogador a menos, voltaram determinados a construir um empate e partiram pra cima do Uruguai, que continuava a atacar com perigo, deixando a partida bastante animada. Aos 34 minutos o Uruguai perde grande chance de matar as possibilidades da Rússia, depois de um contra ataque. Aos 36 minutos, um belo chute do Uruguai e uma bela defesa do goleiro russo. Aos 40, Smolov faz grande jogada pela esquerda e desperdiça. Aos 43, outro chute uruguaio, com mais uma bela defesa do goleiro russo colocando a bola pra escanteio. Na batida do corner, Godín cabeceou, o goleiro Akinfeev defendeu e, na sobra, Cavani marca o seu e o 3º do Uruguai. Fim de papo! Um jogão!

ESPANHA 2 X 2 MARROCOS

Espanha 2 x 2 Marrocos
Espanha e Marrocos empataram em uma partida emocionante

Os espanhóis fizeram do que deles se espera: ficaram com a bola, rodando de um lado para o outro e tendo 72% de posse de bola no primeiro tempo. Estiveram quase sempre na intermediária marroquina, mas sem o mesmo volume dos jogos anteriores. Defensivamente, duas desatenções inacreditáveis quase colocaram tudo a perder. Sorte que o marroquino BoutaÏb só aproveitou uma, aos 14 minutos. Cinco minutos depois, Iniesta invadiu a área rival e fugiu do pênalti antes de dar assistência para Isco empatar. Reação imediata da Espanha, que continuou com a partida trocando passes, e o Marrocos saindo no contra ataque.

Na etapa final a Espanha continuou em cima, pressionando tanto que esqueceu dos contra ataques do Marrocos. Os marroquinos começavam a gostar do jogo e assustavam a defesa espanhola. Num escanteio, o Marrocos chegou ao seu 2º gol, aos 36 minutos. O jogo ficou emocionante, pois a Espanha tentava de tudo e arriscava pegar o 3º. Aos 45, gol da Espanha anulado pelo juiz. Daí entrou o árbitro de vídeo legitimando o tento espanhol. Resultado: Espanha 2 X 2 Marrocos.

IRÃ 1 X 1 PORTUGAL

Resultado de imagem para irã x portugal
Cristiano Ronaldo não brilhou, bateu um pênalti defendido pelo goleiro iraniano, mas Portugal acabou classificado graças ao gol de Quaresma. O Irã lutou bravamente até o fnal

Portugal começou muito bem o jogo, pressionando e tentando resolver a partida rapidamente. A equipe iraniana, como nos outros jogos, se defendia muito bem e saía num contra ataque perigoso. O jogo se fez assim durante o primeiro tempo. Portugal demorou para conseguir se virar no ataque sem o seu principal astro, mas Quaresma encerrou a dependência por Cristiano Ronaldo aos 44 do primeiro tempo: tabelou bonito com Adrien Silva e encaixou um belo chute de trivela, sua característica.
Na segunda etapa, ficou claro que o dia não era de Cristiano Ronaldo. Logo aos 8 minutos, o craque perdeu um pênalti marcado pelo VAR. Em seguida, escapou de ser expulso, numa interpretação do árbitro do jogo, que decidiu por um cartão amarelo. Portugal buscou manter a vitória e o time do Irã partiu atrás do empate e da virada, perdendo algumas boas oportunidades. Aos 47 minutos, gol do Irã! Ansarifard converte um pênalti marcado. Aos 49, o jogador iraniano Taremi perdeu o gol que os levaria para as oitavas, chutando na rede, do lado de fora.

  • Destaque do dia: equipe do Irã

Curiosidades da Copa:

🔹O jogador mais novo da Copa da Rússia é o australiano Daniel Arzani com 19 anos. O mesmo se profissionalizou há um ano. O irlandês Norman Whiteside vai continuar como o jogador mais novo a atuar em uma Copa do Mundo. Ele tinha 17 anos e 41 dias quando participou do jogo ente Iugoslávia e Irlanda Norte pela Copa de 1982.

🔹O jogador mais velho da Copa do Rússia é o jogador egípcio El-Hadary, de 45 anos. Inclusive, ele se despede hoje da Copa do Mundo da Rússia defendendo um pênalti, e com o título de jogador mais velho de todas as Copas. Com isso, o egípcio bate o recorde estabelecido em 2014 pelo colombiano Faryd Mondragon, de 43 anos.

Amanhã, 13º dia de Copa do Mundo da Rússia 2018, teremos:

Austrália X Peru – 10h
Dinamarca X França – 10h
Argentina X Nigéria – 14h
Islândia X Croácia – 14h
(Horário de Boa Vista)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.