Décimo terceiro dia da Copa do Mundo da Rússia

Por Sérgio Murilo

AUSTRÁLIA 0 X 2 PERU

Crédito: www.zimbio.com/gettyimagens

A Austrália precisava vencer para ter a chance de passar às oitavas e em campo o Peru não deixou por menos: logo aos 18 minutos fez o seu, com Carrilho marcando um golaço. Os australianos perderam vários gols, dando oportunidades de bons contra ataques dos peruanos.

Na segunda etapa, logo aos 5 minutos, Guerrero deixou o dele fazendo Austrália 0 X 2 Peru. Os australianos ainda tentaram, mas tropeçaram na incapacidade de conclusão. Depois de bons jogos, enfim, a seleção peruana pôde comemorar a primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia, justamente na despedida da competição.

DINAMARCA 0 X 0 FRANÇA

Imagem: http://www.24brasiltv.com

Em um jogo muito burocrático, a França dominou e comandou a movimentação, enquanto a Dinamarca diminuía os espaços e defendia, saindo no contra ataque. Desse modo, algumas boas situações existiram, porém, não tão incisivas. Esse jogo morno permaneceu até o fim do primeiro tempo. Aos 47 minutos o atacante francês, Griezmann, saiu em contra ataque veloz, com perigo. No entanto, demorou a dar sequência na jogada e acabou ficando na forte marcação dinamarquesa.

A segunda etapa foi tão morna quanto a primeira, até os times começarem a fazer substituições. Na Dinamarca, os jovens Dolberg e Fischer entraram para tentar deixar a equipe mais leve. Já na França, Fekir substituiu Griezmann e melhorou com 2 chutes de fora da área. Em um dos piores jogos da Copa da Rússia, Dinamarca e França ficaram no primeiro 0 X 0.

ISLÂNDIA 1 X 2 CROÁCIA

Foto: JOE KLAMAR/AFP

A seleção viking começou recolhida, bem ao seu estilo, mas se soltou aos poucos por precisar do resultado. Chegou a ter 29% de posse de bola até aos 15 minutos, mas a partir daí se propôs a atacar. Quando percebeu que os reservas croatas não eram tudo isso, ganhou confiança. Aos 27, um arremesso lateral de Gunnarsson sobrevoou a pequena área sem ninguém empurrar a gol. Pouco depois Magnusson cabeceou com perigo. O desânimo da equipe croata era tanto que nada criava. Antes do fim da primeira etapa a Islândia teve mais duas chances para abrir o placar.

O puxão de orelha do técnico croata deve ter sido dolorido no intervalo, afinal a seleção voltou ligada para o segundo tempo. Aos 8 minutos a Croácia abre o placar. O gol sofrido não desarmou os islandeses, que seguiram em cima da adversária, tentando de todo jeito. O técnico Hallgrimsson trocou um zagueiro por um atacante e mandou a Islândia para cima. Deu certo, aos poucos o time sufocou a Croácia. Após Bjarnason perder chance clara aos 27 minutos, aos 29 Lovren botou a mão na bola e a arbitragem viu: pênalti! Gylfi Sigurdsson converteu e deu esperanças à Islândia. A Croácia acordou e reagiu. Perisic cobrou falta com enorme perigo aos 42 minutos e quase acertou o ângulo. Dois minutos depois escapou livre pela esquerda para fazer bonito gol e dar os números finais.

NIGÉRIA 1 X 2 ARGENTINA

Enfim Messi se destacou. Foto: Alex Livesey / Getty Images

Sem Aguero, que se desentendeu com o técnico no jogo passado, e com Higuaín, a seleção sul-americana apostou na movimentação ofensiva constante para acuar a Nigéria. Aos poucos, como em um chute por cima da meta de Tagliafico, a estratégia da Argentina parecia que começaria a surtir efeito, desde que o time não falhasse defensivamente, como fazia Mascherano, errando feio nas saídas de bola. A Nigéria se fechou e apostou em seu contra ataque que, por sinal, levava muito perigo aos argentinos. Aos 13 minutos, Rojo lançou para Messi. O astro do Barcelona dominou com perfeição, entrou na área e arrematou cruzado para anotar o centésimo gol da Copa do Mundo da Rússia. Aos 33, Higuaín meteu uma bola na trave. Aos 42 foi a vez de Etebo dar um chute perigoso.

No segundo tempo, aos 3 minutos, Mascherano agarrou Balogun dentro da área, e o árbitro turco Cuneyt Cakir assinalou o pênalti antes e após consultar o VAR. Moses se apresentou para a cobrança e, tranquilo, apenas rolou a bola para a meta defendida por Armani. A partir desse instante, o jogo ficou esquisito, pois a Argentina nada construía de tão nervosa. Não conseguia trocar passes, errando demasiadamente. Os nigerianos, por sua vez, tinham a chance do contra ataque, mas esbarravam na falta de técnica. Aos 29 minutos, o tom dos nigerianos foi de reclamação. Rojo tocou a bola com o braço ao tentar afastá-la de dentro da área, e o árbitro não assinalou o pênalti, mesmo depois de o lance ter sido checado pelo VAR. Ainda mais pressionado, Sampaoli gastou as suas últimas fichas com as entradas de Meza e Aguero nos lugares de Di María e Tagliafico. Deu certo. Aos 40 minutos, Mercado foi à ponta direita e cruzou para Rojo emendar de primeira para a rede. Argentina classificada.

Destaque do dia:

🔹A reação da Argentina.

Curiosidades da Copa:

🔹O nome da bola da Copa é Telstar 18 e faz uma homenagem a redonda usada na Copa do México, em 1970. Além disso, será a primeira na história das Copas a ter um chip NFC (possui capacidade de interação wireless via smartphone).

🔹Thomas Müller é o jogador na atualidade com mais chances de se tornar o maior artilheiro da Copa do Mundo. Ele tem 10 gols em duas participações e pode superar seu compatriota Miroslav Klose como o maior goleador. O atual recordista tem 16 gols. Em 2014, no Brasil, ele ultrapassou Ronaldo, que soma 15.


Amanhã, 14º dia de Copa do Mundo da Rússia 2018, teremos:

México x Suécia – 10h
Coreia do Sul X Alemanha – 10h
Suíça X Costa Rica – 14h
Brasil x Sérvia – 14h
(Horário de Boa Vista)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.