Décimo quinto dia da Copa da Rússia

Por Sérgio Murilo

 

JAPÃO 0 X 1 POLÔNIA

Julian Finney/Getty Images
Japão perdeu, mas se classificou para as oitavas. Imagem: Julian Finney/Getty Images

A seleção do Japão decidiu manter seu estilo de jogo reativo, com contra-ataques rápidos. Os japoneses se portaram muito bem na defesa e ficaram esperando a hora certa para dar o bote nos poloneses, que poloneses não mudaram em nada o seu jeito burocrático de jogar, tentando buscar o gol de modo tímido e sem criatividade. O jogo ficou muito morno, apesar da necessidade do Japão. E foi assim durante todo o primeiro tempo.

Na etapa final nada mudou até sair o gol da Polônia, aos 15 minutos, com Bednarek. A partir daí, o Japão esboçou uma pressão. No entanto, ao saber da parcial vitória da Colômbia em cima de Senegal, resultado que a classificaria, a seleção japonesa abriu mão de jogar no fim da partida. Aos 44 minutos, os zagueiros do Japão seguraram a bola no campo de defesa, sem vontade nenhuma de atacar. Já eliminada, a Polônia estava resignada com o resultado. Quem não gostou foi a torcida, que vaiou as duas equipes nos minutos finais.

SENEGAL 0 X 1 COLÔMBIA

Imagem: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Precisando de um empate para avançar, Senegal teve grande atuação no primeiro tempo. Com uma marcação agressiva no meio-campo, não deixou os colombianos acionarem seus principais jogadores de frente, controlou os espaços e foi a equipe mais perigosa no ataque, com subidas rápidas e boas trocas de passes. A única oportunidade da Colômbia foi uma falta batida por Quintero e bem defendida pelo goleiro N’Diaye. O árbitro sérvio Milorad Mazic anotou um pênalti de Davinson Sánchez em cima de Mané, apôs o astro senegalês receber de frente para o gol e ser desarmado com um carrinho por trás do colombiano. Após protestos dos sul-americanos, o juiz reviu o lance com o auxílio do vídeo e voltou atrás em sua decisão. Aos 30 minutos a Colômbia perdeu o meio James Rodríguez, que saiu contundido. Essa mudança deixou a Colômbia mais veloz e aproveitando melhor as oportunidades.

No segundo tempo, mesmo sem James em campo, a Colômbia se lançou à frente no segundo tempo em busca da vitória, que naquele momento era necessária para a classificação. A pressão ao redor da área senegalesa aumentou, mas o time ainda não conseguia criar chances claras. Até que veio a solução na bola parada: aos 29 minutos, em cobrança de escanteio, Mina pulou mais alto que todo mundo e cabeceou para as redes. Até o fim da partida, foram criadas várias oportunidades de ambos os lados.

PANAMÁ 1 X 2 TUNÍSIA

Resultado de imagem para panamá e tunísia
Foto: Reprodução FIFA

O primeiro tempo começou disputado, com ambas as equipes dando o máximo e tentando aproveitar todos os lances. A partida era truncada, com o Panamá mantendo maior posse de bola e tentando achar espaços na defesa tunisiana, que se mantinha bem postada. O final da primeira etapa, porém, mudou de roteiro e ficou mais agitada, após Rodríguez balançar a rede do goleiro tunisiano Mathlouthi, desviando no zagueiro Meriah, a quem foi creditado gol contra.

A Tunísia iniciou a pressão em busca do gol de empate e chegou a levar perigo, porém acabou indo para intervalo com a desvantagem no placar. Os tunisianos queriam o empate de qualquer maneira e começaram a segunda etapa indo para cima, e foram premiados com o gol logo aos cinco minutos, marcado pelo atacante Ben Youssef. A pressão africana seguiu firme e o time conseguiu a virada com Khazri, aos 20 minutos. O Panamá até tentou chegar ao ataque e garantir pelo menos o empate. Chegou a ter um gol anulado e duas boas chances já nos acréscimos, mas não teve sucesso e viu a Tunísia levar a vitória.

INGLATERRA 0 X 1 BÉLGICA

Em um jogo morno, sem muitas ambições por parte das duas equipes recheadas de reservas, a equipe Belga se mostrava melhor e mais incisiva. Com raríssimas oportunidades, as duas seleções paravam na própria falta de habilidades e desejos. Pareciam não estar interessadas no adversário das oitavas e assim foi até o fim do primeiro tempo.

É claro que o belo gol de Januzaj, seis minutos depois do intervalo, trouxe um alento a quem esperava bom futebol. E afastou, pelo menos brevemente, a impressão de que era um duelo para ver quem perdia – embora a comemoração contida do técnico Roberto Martínez, parecendo mais surpreso do que contente, não tenha ajudado. As circunstâncias do jogo eram tão incomuns que o gol não viralizou nas redes, mas sim a comemoração atrapalhada de Batshuayi – que chutou a bola na trave e viu ela voltar na própria cabeça. Definitivamente, tudo indicava que não era uma partida para se levar a sério. Fim de papo e a Bélgica sai como primeira do grupo.

Destaque do dia:

🔹O time colombiano, que venceu mais uma e, provavelmente, vai dar trabalho para a Inglaterra nas oitavas.

Curiosidades da Copa:

🔹Decisão no Fair Play – A equipe de Senegal acabou eliminada com a derrota para os colombianos e, como estavam igualados com o Japão nos primeiros critérios de desempate, o que contou foi o Fair Play – cartões amarelos e vermelhos recebidos ao longo do torneio -, dando vantagem para ofois japoneses, com dois amarelos a menos, e que entram em campo pelas oitavas na próxima segunda-feira (2), contra o líder do Grupo G.

🔹 Essa desclassificação de Senegal significou uma marca negativa histórica para o continente africano na competição. Pela primeira vez na história das copas uma seleção africana não estará nas oitavas. Com a queda de Senegal no Grupo H, continente africano fica sem representantes na segunda fase do Mundial da Rússia. Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia foram as outras seleções eliminadas.

Hoje foi o último dia da fase classificatória. As oitavas de final começam no sábado (30.06).


Oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018:

Sábado (30.06)

Argentina X França – 10h
Uruguai X Portugal – 14h

Domingo (01.07)

Espanha X Rússia – 10h
Croácia X Dinamarca – 14h

Segunda (02.07)

Brasil X México – 10h
Bélgica X Japão – 14h

Terça (03.07)

Suécia X Suíça – 10h
Colômbia X Inglaterra – 14h

(Horário de Boa Vista)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.