Aonde queremos chegar?

Como já publicado neste Blog, o Brasil jamais foi um país pacífico. Nossa história é lavada a sangue de Norte a Sul. Ledo engano de quem imagina que estamos em período de paz. Estamos em pleno estado beligerante e não é de hoje! E o pior: estamos em estado de guerra civil não somente em armas e subtração da vida humana, mas com suporte ideológico de movimentos que insistem na desestabilização das instituições, da República, para assumir o comando pleno da nação. O ideal de uma “ditadura do proletariado” está vivo e visivelmente toma os meios de comunicação formais e informais – redes sociais, sobretudo, elaborado e gerenciado por mentes que sabem muito bem o que estão fazendo e aonde querem chegar, mas infortunadamente veiculado por pessoas que, na grande maioria, não exercitam a capacidade de discernimento, seja por falta de instrução formal, seja por ingenuidade, dentre outros fatores inibidores do senso crítico.

Senso crítico, aliás, que é tomado pelos grupos metaforicamente chamados de “esquerda” como contrassenso ao criticismo kantiano, ignorando na análise cognitiva a sensibilidade e o entendimento, pendendo, portanto, mais ao dogmatismo do que à crítica da razão. Exemplos extraídos de postagens de amigos do Facebook:

“Lula Livre”

Esta é uma frase dogmática, consequentemente, completamente alheia à razão crítica. O ex-presidente deve ser libertado e pronto! Por quê? Porque papai do céu disse. Argumentos de que é inocente, preso em face de sua postura política de combater a primogenitura das elites brasileiras, são FALSOS! Ora, a simples leitura dos periódicos ao longo dos anos da trajetória de Lula – os mesmos periódicos que hoje engrossam a defesa do ideal “esquerdista” – mostra que, ao contrário, Luis Inácio sempre usou a classe trabalhadora como meio para chegar às elites. Chegar às elites, mas não para reduzir as diferenças sociais e econômicas entre os extratos da população, mas para assumir o pleno controle dessas elites em prol de si próprio e sua cepa. Exemplo:

Lula, o “antipelego”, liderou duas grandes greves de metalúrgicos no ABC paulista. Ambas terminaram sem alcançar seus objetivos, mas sua liderança firmou-se – Elio Gasperi: A Ditadura Acabada, p. 152.

Ao chegar ao estádio, Lula sentiu que a peãozada queria o prosseguimento da greve. Leu o protocolo, fez um discurso em que expôs o risco da intervenção, mas não defendeu o acordo que, a princípio, aceitara.

Vila Euclides rejeitou a trégua. No dia seguinte foi decretada a intervenção nos sindicatos e, com a polícia cercando o prédio, Lula deixou-o. Foi para a casa de parentes. Temendo que aquilo fosse o início de uma escalada repressiva, desapareceram também outros dirigentes dos sindicatos. Os que continuaram articulados não sabiam o paradeiro do líder da greve.

(…)

O empresário Paulo Francini, presidente do sindicato patronal da indústria de ar-condicionado, destacado liberal no núcleo de negociadores da Fiesp, estava almoçando e foi chamado ao telefone. Era o ministro Macedo, pedindo-lhe que negociasse com Lula o fim da intervenção no sindicado. Estava-se no décimo terceiro dia de greve, o terceiro depois da intervenção. Francini chamou Lula para uma conversa no escritório do industrial Claudio Bardella, um dos barões da indústria pesada. Um carro iria buscá-lo, identificando-se apenas pelo nome do motorista. Lula entrou pela garagem e a conversa durou três horas. Quando Bardella ofereceu-lhe uma bebida, esclarecendo que não tinha cachaça, ouviu: “Que pinga nada, eu quero uísque”.

Estava encerrada a greve. O acordo foi resumido em três folhas de bloco por Bardella: o sindicato seria devolvido em quinze ou 45 dias, não haveria demissões, a CNBB seria a avalista da negociação e o salário de março não teria desconto imediato dos dias parados, mas eles seriam negociados durante os 45 dias seguintes ao fim da greve. Ao pé das anotações, as quatro palavras essenciais: “Antes, volta ao trabalho”.

Para quem acompanhava a greve com uma máquina de calcular, ela fora batida. Os dias parados seriam descontados parceladamente e viriam a ser chamados “carnê Lula” – (Elio Gaspari. A Ditadura Acabada: Intrínseca, 2016, pp. 152-254).

O “antipelego”, então, foi um mito criado como propaganda. Hoje sabemos que, embora não tenha currículo de empresário, investidor, operador financeiro, muito menos herança que o justifique, o ex-presidente Lula detém milhões e milhões de reais em patrimônio, inexplicável para uma carreira que se resumiu a torneiro mecânico, sindicalista, deputado federal por um mandato, e dois mandatos de presidente da República, cargos que, em tese, não levam à formação e acumulação de riqueza. Mas isso é típico da “ditadura do proletariado”, vide Stálin, que figura entre os 10 homens mais ricos da história, pois sua riqueza pessoal confundia-se com a riqueza da União Soviética. Mao Tsé Tung, na China Comunista. Fidel Castro, em Cuba. Maduro e seus generais, na Venezuela, etc.

Outra afirmativa divulgada no Facebook por amigos meus:

(…) nossa tecnologia nuclear foi surrupiada pela conspiração Lava Jato sob aplauso dos antipetistas.

(…) tá provado e comprovado desserviço ao Estado brasileiro prestado pela conspiração Lava Jato.

Estes pronunciamentos se deram em vista da notícia de que o vice-almirante Othon, condenado a 43 anos de prisão por recebimento de propina, teria tentado suicídio na prisão, tão logo soube da sentença. Na postagem do amigo, a condenação foi creditada ao ex-juiz Sérgio Moro. Na verdade a sentença foi lavrada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro. O falecido ministro do STF, Teori Zavascki, desmembrou o processo da Eletronuclear da Lava Jato e o enviou para a Justiça Federal do Rio de Janeiro. A respeito disso, vamos ver o que diz o jornalista Vladimir Netto em seu livro Lava Jato (2016, p. 231):

A investigação começava a romper as fronteiras da Petrobras. Até um respeitado oficial da Marinha, uma das maiores autoridades em energia nuclear no Brasil, o vice-almirante Othon Pinheiro da Silva, foi preso. Era a Operação Radioatividade, a 16ª fase da Lava Jato. O superintendente da Eletronuclear, estatal que está construindo a Usina de Angra 3, no Rio, tinha se afastado temporariamente da direção da empresa ao perceber que os investigadores poderiam chegar ao seu nome. Delatores começaram a falar de corrupção no setor elétrico, e o almirante logo se tornou suspeito de ter recebido propinas no valor de 4,5 milhões de reais das empreiteiras Andrade Gutierrez e Engevix, por meio de empresas intermediárias, algumas com características de serem de fachada. O dinheiro foi parar na Aratec, empresa de consultoria de Othon. O vice-almirante ainda tentou argumentar que a Aratec estava em nome de sua filha Ana Cristina Toniolo, que teria prestado serviços de tradução para essas empresas. Mas a filha desmentiu o pai em depoimento à PF. Disse que não realizou nenhum serviço, só emitiu as notas, tudo “a mando do pai”.

Ao que sabemos, o vice-almirante, que ficara preso na Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, foi posteriormente liberado por um habeas corpus. A propósito, a filha do vice-almirante, Ana Cristina, foi condenada a 14 anos e 10 meses de prisão.

E com relação à “conspiração Lava Jato” ter destruído a economia brasileira, vamos citar mais uma vez Vladimir Netto se referindo à Petrobras (pp. 119-125):

A desconfiança do mercado em relação à estatal havia precedido a Lava Jato. O melhor momento da Petrobras fora em 21 de maio de 2008, quando a empresa chegou a valer 510 bilhões de reais. A ação preferencial era vendida a 42,76 reais e a ordinária a 53,88 reais. Era a época da euforia com o pré-sal. O Brasil havia atingido o sonhado grau de investimento, depois de muito esforço.

O governo, em vez de começar a exploração do pré-sal, resolveu mudar o modelo de concessão para o regime de partilha. Isso paralisou por anos a atração de investidores estrangeiros e fez o país perder chances como novo polo de exploração de petróleo. A empresa passou a se endividar para tocar todos os investimentos que o governo queria que ela liderasse. Muitos deles para atender aliados políticos. O custo das obras disparava pelos sobrepreços e os acordos feitos pelo cartel das empreiteiras. O barril do óleo Brent estava cotado a 132 dólares, mas o preço dos combustíveis não era reajustado para não afetar o índice da inflação. As ações começaram a refletir isso. As cotações perdiam valor. O governo quis acelerar investimentos para gerar o crescimento necessário à campanha da candidata indicada pelo então presidente Lula.
Quando a presidente Dilma assumiu, o valor da companhia já havia caído para 383 bilhões de reais. No dia 3 de janeiro de 2011, a ação preferencial foi negociada a 24,39 reais e a ordinária a 28,63 reais. No começo de 2010, a empresa tinha feito uma capitalização gigantesca em que a parte do governo foi aportada em barris a serem explorados no futuro. Tudo foi feito para reduzir o nível de endividamento e permitir que a estatal tocasse as várias obras que iniciara ao mesmo tempo.

Em 17 de março de 2014, quando a Operação Lava Jato começou oficialmente, o valor de mercado da Petrobras já havia despencado para 160 bilhões de reais, com a ação preferencial sendo cotada a 11,84 reais e a ordinária a 11,62 reais. A empresa já perdera até então 68% do seu valor. Ao mesmo tempo, o TCU estimava o prejuízo com a compra da Refinaria de Pasadena em 792 milhões de dólares. A presidente Dilma, que na época em que o negócio foi fechado era presidente do Conselho de Administração da estatal, se defendeu dizendo que não havia recebido todas as informações sobre Pasadena.

Durante a campanha de 2014, a cotação das ações da empresa oscilou ao sabor das pesquisas. Cada vez que outro candidato se fortalecia, parecendo haver alternativa à reeleição de Dilma, a cotação subia. A estatal chegou a valer 300 bilhões de reais no dia 2 de setembro, quando a candidata do PSB, Marina Silva, assumiu a liderança nas pesquisas.
O trabalho da Lava Jato continuava, com novas revelações e prisões, mas o valor da empresa subia ou descia pela percepção do mercado de que a gestão prejudicava a companhia e era decidida diretamente pelo Palácio do Planalto. O governo mantinha a política de congelamento dos preços dos combustíveis, impedindo o aumento da gasolina e do diesel, apesar das pressões da presidente Graça Foster pelo reajuste dos preços e de a cotação internacional do petróleo continuar na casa dos 100 dólares.

(…)

As agruras da companhia não acabam aí. Ainda há muito a se calcular nessa junção entre os desvios da propina, a ação do cartel das empreiteiras, as decisões políticas, a manipulação de preços e o uso da empresa para objetivos partidários. Ao todo, a Petrobras perdeu 90% do seu valor de mercado do seu auge, em 2008, até 26 de janeiro de 2016, quando a ação fechou a 4,20 reais. Ela continuaria a oscilar, mas aquele dia foi um marco porque a ação chegara a um décimo do valor a que já fora negociada. Alguns fatos contribuíram para a queda do valor das ações, como a perda do grau de investimento da empresa, em setembro de 2015, logo após o próprio Brasil ficar sem o selo de bom pagador.
Nessa crônica da agonia da petroleira, as investigações de corrupção não podem ser culpadas pela crise. Ao contrário, no dia em que a empresa conseguir dar a volta por cima, a Lava Jato terá sido o ponto inicial da sua recuperação. Nascida no distante ano de 1954, após um movimento popular pela independência energética do Brasil, a Petrobras sempre foi vista como patrimônio nacional – infelizmente colocado em risco pelos crimes e erros cometidos nos últimos anos.

Teríamos que nos estender muito neste artigo, se resolvéssemos expor outros exemplos das mentiras distribuídas por aqueles que buscam destruir os pilares da República em prol de um grupo fechado com conexões internacionais, financiado pelo dinheiro público, sob o estandarte gramscista, difundindo mentiras e o escárnio dos adversários, na tentativa de gerar o caos a qualquer custo para retornar ao poder. Bando de sanguessugas que extorquem, roubam, afanam, tudo em nome dos pobres, dos descamisados, dos desassistidos, dos menos favorecidos… para favorecer a si mesmos!! Então reiteramos a pergunta do título: aonde queremos chegar? À completa destruição do Brasil?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.